Home / Comunicação / Vitória (ES) lança Observatório de Indicadores alinhados aos ODS

Notícias

11/05/2018

Compartilhe esta notícia:

Vitória (ES) lança Observatório de Indicadores alinhados aos ODS

Vitória (ES)Plataforma online Observatório de Indicadores com dados da administração municipal e indicadores vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi lançada pelo governo de Vitória (ES). Com o sistema, a população agora poderá acompanhar mais facilmente, pela internet, o planejamento da prefeitura e avanços administrativos, inclusive na busca de bons resultados nos 17 Objetivos e 169 metas da agenda prioritária internacional.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) do Município, Vander Borges, esclarece que Observatório tem dois objetivos principais: ser um sistema de controle social e promoção do debate público; e também uma ferramenta de suporte a tomadas de decisões. "A gente acredita que, tornando os dados da prefeitura mais transparentes, o munícipe pode ter mais conhecimento da realidade da cidade e isso qualifica o debate tanto para a população quando para a administração", disse.

"Outra coisa que pretendemos é que seja uma ferramenta de suporte a tomadas de decisões, ou seja, com os dados em mãos, nós, gestores, poderemos tomar decisões mais assertivas”, explicou Borges. Ele afirmou ainda, que foi com base nos dois objetivos que a prefeitura lançou a plataforma online. “Queremos monitorar as políticas públicas e o progresso em direção à sustentabilidade", completou o servidor do Município capital do Estado.

Dados
O assessor do Observatório de Indicadores, Alberto Frederico Salume, explica que a ideia é desagregar os dados em nível de territórios: por unidades administrativas, por unidades de saúde e por escolas. "Vamos observar as diferenças entre as regiões e, assim, construiremos as políticas públicas de forma mais direcionada", disse.

Além de mostra a iniciativa da gestão municipal, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a prefeitura assinou o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia e faz parte do Programa de Cooperação Urbana Internacional, que busca aproximar os governos locais da Europa e da América Latina em temas ligados ao desenvolvimento sustentável. Para a Confederação, a iniciativa serve de bom exemplo aos demais representantes municipais que devem se empenhar para implantar a Agenda 2030 e desenvolver os ODS.

Conheça o Observatório aqui.


Notícias relacionadas