Home / Informe

Boas práticas

banner informe.lixo zero

 

Municípios paulistas se destacam com projetos de compostagem

A Secretaria de Meio Ambiente de Fernandópolis (SP), firmou parceria com a escola agrícola do Município para colocar em prática a  compostagem. O composto produzido alimenta o viveiro de mudas e a horta municipal. Este é mais um projeto destaque da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e faz parte da campanha Municípios Lixo Zero – Um desafios de todos.

Leia mais aqui.


Tibagi (PR) vira referência em coleta do lixo ao firmar parceria com catadores de materiais recicláveis


O Município paranaense de Tibagi implementou uma iniciativa que conseguiu associar a destinação correta dos resíduos sólidos à geração de renda para a população local. O projeto, conhecido como Recicla Tibagi, recebeu vários premiações e virou uma referência no Estado do Paraná. A apresentação desta ação é mais um destaque da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta semana e faz parte da campanha Municípios Lixo Zero – Um desafios de todos.

Leia mais aqui.


Município acreano implementa unidade de tratamento e disposição final de resíduos sólidos

O despejo de resíduos em um lixão sem estrutura faz parte do passado no Município de Rio Branco, no Acre. A prefeitura da cidade buscou um trabalho integrado entre as secretarias municipais e construiu, por meio de financiamentos junto ao governo federal, a Unidade de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos de Rio Branco (UTRE/RB). O projeto é mais uma iniciativa que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresenta nesta semana e faz parte da campanha Municípios Lixo Zero – Um desafio de todos.

Leia mais.


Iniciativa de Município voltada à coleta do lixo gera renda, conscientiza população e elimina casos de dengue

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem publicado ao longo desta semana uma série de iniciativas inovadoras voltadas à sustentabilidade e à conscientização sobre a redução do lixo produzido nas cidades. A temática faz parte da campanha Municípios Lixo Zero – Um desafio de todos. A cidade paulista de Santa Cruz da Esperança é uma das que tem contribuído com esse objetivo. A prefeitura desenvolveu o Projeto Moeda Verde, que orientou a população sobre a forma mais adequada de destinação do lixo, gerou renda e reduziu o número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Leia mais sobre aqui.


Prédio sede da Confederação apresenta estratégias de sustentabilidade aliadas aos ODS

A campanha da Semana Nacional de Meio Ambiente lançada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o tema Municípios Lixo Zero: um desafio para todos, propõe conscientizar e informar os municipalistas sobre a gestão dos resíduos sólidos e a preservação do ecossistema e dos recursos naturais. Para começar as atividades, a CNM faz questão de mencionar as estratégias de sustentabilidade, adotadas no prédio sede da instituição, que estão aliadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

Saiba mais aqui.


Prefeitura de Maragogi (AL) firma consórcio público e fecha lixão da cidade a baixo custo

 A cidade de Maragogi, em Alagoas, foi mais uma que aderiu ao fechamento do lixão. O ato foi concretizado por meio de uma parceria firmada com o Município de Rio Formoso em Pernambuco. A solenidade de encerramento do lixão contou com a presença da população local e fez parte do projeto Cidade Lixo Zero. O Município pernambucano vai receber os resíduos sólidos, por ser um dos poucos Entes que possui aterro sanitário.


Leia mais aqui.