Home / Informe

Campanha de Interiorização + humana

banner pagina campanha interiorizacao.3

 

saiba mais sobre a interiorizacao

banner pagina campanha interiorizacao 06

 

 

O QUE É A INTERIORIZAÇÃO?


A interiorização é o deslocamento voluntário de venezuelanos abrigados em fronteira brasileira para outras localidades do Brasil, sendo um dos eixos fundamentais da resposta humanitária ao maior fluxo populacional forçado
da história recente da América Latina e do Caribe.

Objetivo: oferecer melhores oportunidades de inserção socioeconômica em todo o país.

Histórico: governo federal, agências da ONU e organizações da sociedade civil têm respondido à emergência humanitária de deslocamento forçado de venezuelanos no Brasil desde 2016. Até Fevereiro de 2019, cerca de 160.000 venezuelanos pediram sua regularização migratória (95.000 solicitantes de refúgio e 65.000 residentes temporários) foram voluntariamente realocados para 50 cidades brasileiras.

 

 

        

 

INTERIORIZAÇÃO + HUMANA

Estratégia pensada pelo governo federal em parceria com a CNM e organismos internacionais das Nações Unidas e organizações da sociedade civil para a para promoção de uma acolhida mais humanizada das famílias venezuelanas, com especial atenção às crianças, aos adolescentes eaos idosos, que necessitam de oportunidades para sair da situação de extrema vulnerabilidade.

 Somente com o esforço
conjunto entre os governos
federal, estaduais e
municipais e do Distrito Federal, organismos
internacionais e sociedade
civil é possível responder de
forma efetiva e adequada a
essa nova realidade.
O acolhimento voluntário
dos Municípios oportuniza
um recomeço a essas famílias
e novas possibilidades às
comunidades!

 

 

 Folder Interiorizacao Humana 1 2 05

 

 

INCENTIVOS DO GOVERNO FEDERAL

Para apoiar a inserção dos migrantes e refugiados no Município, o governo federal disponibilizará um pacote de benefícios que abrange as políticas, estratégias e programas sociais aos Municípios que assinarem o Termo de Adesão. O pacote também inclui os projetos estruturantes para dar apoio à gestão municipal no processo de inserção social e profissional dos migrantes e refugiados no novo lar.

O Município interessado deve buscar mais informações sobre o processo de adesão e os incentivos federais disponíveis junto aos órgãos competentes, adotando as medidas necessárias para assinar o Termo de Adesão.

  

 

PARCEIROS DA CAMPANHA

São várias as instituições parceiras que se sensibilizaram e aderiram a essa grande ação humanitária, que irá criar novas oportunidades para as famílias venezuelanas.

A iniciativa espera contar com a participação de instituições de ensino superior e com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e tecnológica, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sebrae, World Vision e entidades religiosas, que já são parceiras.

 

         

 

Folder Interiorizacao Humana 1 2 03

 

 ENTENDA AS ETAPAS

ultimo 2

ultimo 3

 

Prefeito e Prefeita,

A Campanha de Interiorização+Humana consiste na adesão dos Municípios ao repecionamento de imigrantes e refugiados venezuelanos, que serão deslocados voluntariamente de Roraima para outras cidades do país, com apoio do Governo Federal, agências da ONU e entidades da sociedade civil.


A adesão à Campanha Interiorizarão+Humana depende da sua decisão, acesse AQUI e confirme!