Home / Informe

Municípios Lixo Zero: desafio de todos

banner informe.lixo zero

 

O que é o movimento Lixo Zero?

O modelo em que tudo é descartável e onde algo que se quebra é jogado fora em vez de concertado começa a ser repensado em vários países, pois com o aumento na quantidade de resíduos gerados diariamente o impacto ambiental e custo para fazer a gestão desses resíduos são muito grandes.

Por isso, a Confederação incentiva que Municípios conheçam o movimento Zero Waste – Lixo Zero em inglês, o qual é uma filosofia que incentiva o redesenho dos ciclos de vida dos recursos para que todos os produtos sejam reutilizados. Para isso, Municípios precisam realizar campanhas de educação ambiental com o objetivo de fazer com que o lixo não seja visto mais como lixo pela população sim como um resíduo que cada um precisa analisar a melhor destinação ou até mesmo evitar o uso em compras futuras se o resíduo não puder ser reciclado. A definição adotada pela Aliança Internacional Zero Resíduos (ZWIA, em inglês) é:

Lixo Zero é uma meta que é ética, econômica, eficiente e visionária, para orientar as pessoas na mudança de seus estilos de vida e práticas para incentivar ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais descartados são projetados para se tornarem recursos para outros usarem.

Ademais, a CNM ressalta que desperdício zero significa projetar e gerenciar produtos e processos para sistematicamente evitar e eliminar o volume e a toxicidade de resíduos e materiais, conservar e recuperar todos os recursos, e não queimá-los ou enterrá-los. Essas são ações que podem ser planejadas e executadas em todas as secretarias, por exemplo, para mostrar a populacão que a mudança é possível.