Home / Informe

Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres

Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres

 

Ciente das questões relacionadas à violência de gênero na política, a CNM realizou o Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres. Com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil, a Confederação, ao longo de dois anos, desenvolveu um modelo de intervenção para estimular a articulação de líderes mulheres de governos locais e da sociedade civil para o planejamento e a construção conjunta de políticas de prevenção e combate à violência contra as mulheres nos espaços públicos e privados.

O projeto foi aplicado em dois grupos de Municípios, localizados em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, liderados por prefeitas e vice-prefeitas, personagens-chaves no processo de capacitação e de criação de estratégias de segurança e assistência para as mulheres de acordo com as necessidades locais.

Além da criação de leis municipais de combate a violência contra a mulher, um outro resultado positivo do projeto foi o um aumento de 200% no número de candidaturas femininas e de 44% de candidatas eleitas nas eleições municipais de 2016 nos Municípios em que o projeto foi implementado.

Confira os materiais do Projeto na biblioteca da CNM!