Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a política de privacidade e política de cookies.

Home / Informe

Novembro Laranja

Novembro Laranja

 

O Dia Laranja, pelo fim da violência contra as mulheres e meninas, é destacado mensalmente no dia 25 como um alerta para a importância da prevenção, combate e resposta a qualquer tipo de violência de gênero. A data é lembrada em toda mundo e, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o uso da cor laranja – vibrante e otimista – representa um futuro livre de violência.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização mundial, praticada desde 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma grande campanha para denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As mobilizações se iniciam em 25 de novembro, data declarada como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher durante o Encontro Feminista da América Latina e Caribe, realizado na cidade de Bogotá em 1981. A escolha dessa data foi em homenagem a “Las Mariposas”, codinome utilizado pelas irmãs Mirabal, heroínas da República Dominicana brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960.

Desde o ano de 2017 a Confederação Nacional de Municípios realiza campanha interna e externa para combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho.

Confira aqui materiais gráficos da campanha