Home / Informe

Seminário Técnico: Pandemia x Calendário Escolar

Header 1140x200

Municipalista,

Um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores municipais em decorrência da pandemia do novo coronavírus diz respeito ao calendário escolar de 2020. A temática envolve aspectos relativos a diversas áreas do Município, como Educação, Saúde e Assistência Social, demandando diagnóstico acerca da realidade local e planejamento por parte da administração local e de outros setores da sociedade.

Diante da complexidade e da importância do tema, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com as entidades municipalistas estaduais, promove o Seminário Técnico: Pandemia x Calendário Escolar.

O evento ocorre no dia 17 de setembro, a partir das 10 horas. As inscrições são gratuitas para os Municípios contribuintes e em dia com a CNM. As vagas são limitadas! 

 

Retire aqui o seu Certificado cert icon

 

Formato 

O evento ocorre por meio de plataforma on-line. Serão quatro horas de palestras e espaço destinado a responder a dúvidas encaminhadas pelos participantes do evento.

 

Programação 

Icon awesome clock2x
icone presentation2

10h

Abertura
Glademir Aroldi, Presidente da CNM


10h10

A competência municipal para a reabertura das escolas
Rodrigo Garrido Dias, Confederação Nacional de Municípios


10h30

Orientações para Reorganização do Calendário Escolar na Educação Básica em razão da Pandemia da Covid-19
Maria Helena Guimarães de Castro, Conselho Nacional de Educação


11h

Ações em Saúde no âmbito da Reabertura das Escolas da Educação Básica no Contexto da Covid-19
Fabiana Santos Azevedo, Ministério da Saúde

11h30

Perguntas e Respostas – 1º Bloco

Icon metro spoon fork2x  Intervalo
 
14h

Desafios para o Calendário Escolar 2020 e 2021 e Retomada das Aulas Presenciais
Selma Maquiné, Área Técnica da Educação da CNM

 
14h30

Ações de Segurança Sanitária e Portaria 1857/2020
Carla Albert, Área Técnica da Saúde da CNM

 
15h

Cenário Internacional sobre o Retorno às Aulas Presenciais
Denilson Magalhães, da Área Técnica da Saúde da CNM

15h20

Perguntas e Respostas – 2º Bloco

16h30

Encerramento

 *A programação poderá sofer alterações até a data do evento. 

 

Palestrantes  

 

Carla albert


Carla Albert

Assessora técnica de Saúde na CNM. Professora na Especialização de Saúde Pública na Escola de Saúde Pública da SES/RS. Doutoranda em Saúde Coletiva da UFSC. Doutora em Psicologia Social; Mestre em Economia do Desenvolvimento e Bacharel em Administração. Ex-Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CEP/ HCPA/ UFGRS). De 2018 a 2020 foi Conselheira Municipal de Saúde na cidade de Porto Alegre/ RS.

Denilson


Denilson Magalhães

Terapeuta Ocupacional Sanitarista, Consultor em Saúde Pública da Confederação Nacional de Municípios (CNM), especialista em Informação e Informática para a Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), especialista em Vigilância em Saúde pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), ex-Secretário Especial de Governo do Município de Macapá-AP.

 

 

Foto Fabiana


Fabiana Vieira Santos Azevedo

Especialista em Atenção Primária (UFRGS), Mestre em Políticas Públicas de Saúde (Fiocruz/Brasília). Analista Técnica de Políticas Sociais do Departamento de Promoção da Saúde (DEPROS) da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde (MS) do Brasil, trabalhando na área de promoção da saúde na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde.

MariaHelena


Maria Helena Guimarães de Castro

Socióloga, professora aposentada da UNICAMP. Conselheira do Conselho Nacional de Educação/CNE, presidente da Comissão de Formação de Professores e presidente da ABAVE/Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Embaixadora do PISA para Escolas no Brasil e consultora educacional. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Educação.

 

 

Mariza abreu


Mariza Abreu

Ex-professora e Consultora Legislativa aposentada da CD. Ex-Secretária de Educação de Caxias do Sul e Presidente da Undime/RS. Ex-Secretária da Educação do RS e Vice-Presidente do Consed. Consultora da área técnica da educação da CNM.

rodrigo dias


Rodrigo Dias

Coordenador jurídico da CNM, mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduando em Teoria do Direito pela PUC/MG e graduado em Direito pela Unisinos.

Selma Maquiné


Selma Maquiné

Pedagoga e Mestre em Educação. Atualmente é consultora da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e professora universitária do curso de Pedagogia do Centro Universitário IESB.

 

 

Participação e Certificação 

Os participantes com inscrição homologada receberão por e-mail, no dia do evento, o link para acesso à sala virtual do Seminário. Para a emissão do Certificado de Participação, será exigida comprovação de presença em 70% da carga horária final do evento. Os certificados deverão ser retirados no portal da CNM após o evento. 

 

Contato 

Equipe de Relações Institucionais pelo telefone (61) 2101-6655 ou pelo e-mail: centralrelacionamento@cnm.org.br

 

Footer 1140x200